Como referimos anteriormente o nosso projecto baseia-se na produção de electricidade. Sendo assim achámos por bem apresentar-vos um post sobre o que é a electricidade e um pouco da sua historia.
A história da descoberta do fenómeno da electricidade remonta à antiga civilização grega. Diz-se que Tales de Mileto foi um dos seus pioneiros que, ao experimentar, repetidamente, a fricção do âmbar, descobriu o fenómeno da electricidade evidenciado pelo efeito da atracção dos corpos.
Nomes como Benjamin Franklin, Joseph Priestley, Joseph Henry, James Prescott Joule, Alessandro Volta, Thomas Edison e Nikola Tesla ficaram na história da electricidade. O domínio da electricidade, primeiro na forma estática e depois na forma corrente, abriu decisivamente o caminho da revolução industrial iniciado no século XIX. Os primeiros fornecimentos públicos de energia eléctrica começaram pela iluminação pública.
A energia eléctrica teve a sua expressão concretizadora no século XX com a plena electrificação dos países, através do desenvolvimento sistemático e interligado das actividades de produção, transporte e distribuição de energia eléctrica.
A electricidade é um fenómeno físico originado por cargas eléctricas estáticas, ou em movimento, e por a sua interacção.
Origina-se através da interacção de certos tipos de partículas sub-atómicas. A partícula mais leve que leva carga eléctrica é o electrão, que assim como a partícula de carga eléctrica inversa, o protão, transporta a unidade fundamental de carga.
Electricidade é a passagem de electrões num condutor. Bons condutores são, na grande maioria, da família dos metais: ouro, prata e alumínio, assim como alguns novos materiais, de propriedades físicas alteradas, que conduzem energia com perda mínima, denominados supercondutores. Ao contrário da porcelana, o plástico, o vidro e a borracha que são bons isolantes, isto é, são materiais que não permitem o fluxo da electricidade.
quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
Subscrever:
Mensagens (Atom)