A energia das marés ou energia maremotriz, é uma forma de gerar electricidade que é obtida a partir das alterações do nível das marés, através de barragens (que aproveitam a diferença de altura entre as marés alta e baixa) ou através de turbinas submersas (que aproveitam as correntes marítimas).
As barragens de marés utilizam a diferença entre os níveis de água na maré alta e baixa para gerar eletricidade. Elas são construídas sobre as bocas de estuários de marés.
Quando a maré sobe, a água pode passar através da barragem, enchendo o estuário atrás da mesma. Com a baixa da maré, as comportas são fechadas e uma cabeceira de água forma-se atrás da barragem.
A água pode então fluir de volta para o mar, accionando ao mesmo tempo turbinas conectadas a geradores.
Limitações da energia das marés:
Energia das marés só pode ser aproveitada em locais com nível de água de significativas mudanças. A conversão da energia potencial que a maré vai realizar mostra que os valores são mais ou menos 80%. Isto significa que 20% do total da energia potencial é geralmente perdido e apenas 80% da energia potencial é normalmente utilizada para a produção de electricidade.
Cumprimentos
Equipa Super Projecto
Sem comentários:
Enviar um comentário